Aguarde um momento, por favor...

 
A utilização de protecção é essencial para uma vida sexual plena e consciente
"Ana Gomes - 34 anos"
 
Direcção-Geral da Saúde
 Aleitamento materno » Rede de Cantinhos da Amamentação
 
Página inicial > Aleitamento materno > Rede de Cantinhos da Amamentação
imprimir esta página
 

Aleitamento Materno / Rede de Cantinhos da Amamentação

A população Portuguesa tem ainda na sua memória recente a amamentação como modo natural de alimentar os bebés. De acordo com as estatísticas disponíveis, à data da alta hospitalar a larga maioria das puérperas e seus recém-nascidos terão como plano alimentar esperado o aleitamento materno exclusivo, o que permite falar numa taxa de 90% de iniciação.

A maioria dos profissionais conhece as recomendações internacionais e é favorável ao aleitamento materno considerando-o como a melhor forma de alimentar os bebés, sempre que possível.

No entanto, a elevada taxa de aleitamento materno exclusivo à alta parece ter um acentuado declínio logo no primeiro mês de vida para ser inferior a 50% aos 3 meses4.

Diversos trabalhos têm procurado analisar as causas do "abandono precoce". Consensualmente os estudos apontam o apoio às mães na resolução das dificuldades dos primeiros dias como estratégia primordial para o prolongamento da amamentação.

Sedeados nos Centros de Saúde e em algumas maternidades, os Cantinhos da Amamentação têm assegurado desde 1999, uma disponibilidade diária para o acompanhamento presencial de dificuldades na amamentação, desde que as mães o solicitem. Não asseguram uma consulta específica, com agenda de marcações, antes disponibilizam apoio diário em tempo real, quer individualmente, quer em pequenos grupos, conforme a preferência da mulher, que de forma desburocratizada, eventualmente até anónima, pode recorrer a este serviço sempre que assim o entender, independentemente do tempo que durar a amamentação ou mesmo depois de ela já não ter lugar.

Cantinhos da Amamentação:

  • O que são?
  • Objectivos…
  • A Rede Nacional de Cantinhos da Amamentação
  • Atribuição do "Selo de Qualidade" DGS/DSR
  • Projecto para a Qualidade "sQmQ"
  • Informações:

Fornecimento de fórmula para lactentes em mães infectadas pelo vírus VIH

O que as mulheres que amamentam precisam de saber acerca do novo vírus da gripe pandémica (H1N1) 2009

O Leite Materno é um alimento vivo!