Aguarde um momento, por favor...

 
A utilização de protecção é essencial para uma vida sexual plena e consciente
"Ana Gomes - 34 anos"
 
Direcção-Geral da Saúde
 Contracepção - Pílula com Progestativo
 
Página inicial > Contracepção - Progestativo oral contraceptivo
imprimir esta página
 

Contracepção / Como me posso proteger de uma gravidez?

Progestativo oral contraceptivo "Pílula com progestativo"

  • O que é o progestativo oral contraceptivo?

É uma "pílula" que contem apenas um progestativo. Em algumas situações (tabagismo e algumas doenças) a mulher pode ter contra-indicação para fazer estrogénios e portanto é possível fazer contracepção usando apenas um progestativo oral.

A amamentação é outro exemplo de uma situação em que a utilização deste tipo de pílulas é preferível aos contraceptivos orais combinados.

  • Como iniciar a toma?

Se menstrua (ciclos menstruais), pode iniciar a toma nos 5 dias seguintes ao início da menstruação (de preferência no primeiro dia da menstruação), não necessitando de usar protecção adicional. Desde que haja segurança de que não está grávida, pode iniciar a toma em qualquer outro momento. Se o início da toma se fizer após 5 dias desde o início da menstruação, deve ou abster-se de ter relações sexuais ou usar protecção adicional durante 7 dias.

Se não menstrua, pode iniciar a toma em qualquer outro momento, desde que haja segurança de não está grávida. Deverá abster-se de ter relações sexuais ou então usar protecção adicional durante os 2 dias seguintes.

  • Qual a eficácia da "pílula com progestativo"?

Se a utilização for a correcta, regular e continuada a eficácia é bastante boa.